terça-feira, 14 de maio de 2013

Indux, 1º ciclo dia 18... aí vamos nós!



O citrato de clomifeno (Clomid®, Indux®, Serofene®) é uma substância que age como inibidor do receptor do estrogênio e é amplamente utilizado como indutor da ovulação. Para entender melhor seu modo de funcionamento, é preciso compreender certos aspectos da fisiologia feminina.
Os ovários são os órgãos reprodutivos da mulher, responsáveis pela produção de hormônios como o estrogênio e a progesterona. Estes hormônios agem juntos preparando o sistema reprodutivo feminino para a gestação. De um modo geral, podemos dizer que o estrogênio exerce na mulher funções semelhantes à testosterona no homem.
 
E como é que o estrogênio age?
Através da ligação a receptores específicos presentes nos nossos órgãos. Dependendo do tecido, o hormônio terá um efeito diferente. Durante a puberdade, por exemplo, o estrogênio promove o crescimento e desenvolvimento das mamas ao se conectar a receptores presentes no tecido mamário. Da mesma forma, a produção de um pico de estrogênio antes da ovulação é necessária para preparar o útero para uma possível gravidez.
Para que a ovulação ocorra, é preciso haver quantidades suficientes não só de estrogênio, mas também de uma série de outros hormônios envolvidos no ciclo menstrual normal. Alguns deles são produzidos no sistema nervoso central (SNC), como o FSH (sigla para hormônio estimulador de folículos em inglês) e o LH (sigla para hormônio luteinizante em inglês), de acordo com a concentração do estrogênio no sangue. Esta interação é complexa e uma explicação completa do seu funcionamento não é o objetivo deste texto.
Algumas mulheres não ovulam todo mês e eventualmente nunca o fazem. As causas de anovulação crônica (ausência de ovulação) são várias, mas todas acarretam o mesmo problema: infertilidade. Nos casos em que o problema principal está relacionado à secreção de FSH e LH, como na Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), o citrato de clomifeno (Clomid®) pode ajudar.
 
Como o clomifeno age?
 O clomifeno é uma droga tomada por via oral que age ocupando os receptores do estrogênio no sistema nervoso central. Ela não exerce plenamente a função dos estrogênios, e ainda o impede de se ligar aos seus receptores. Quando os receptores não recebem estrogênio, o organismo interpreta isso erradamente como uma redução na quantidade total de estrogênio circulante e tenta fazer, através da produção de mais FSH e LH, com que a concentração dele aumente. O papel do Clomid® é enganar o cérebro. O aumento de FSH e LH estimulam os folículos ovarianos e favorecem a ocorrência da ovulação. Com isso consegue-se que o ciclo menstrual "normalize" e que a mulher ovule, mesmo que seja só naquele mês.

 Como eu sei se ovulei?
1) Pelo acompanhamento da temperatura corporal basal - 1 a 5 dias antes da ovulação há uma elevação desta temperatura, que se estende até 4 dias após a ovulação.
2) Pela dosagem sanguínea de progesterona - colhida 1 semana antes da data prevista da menstruação.
3) Pelo pico de LH na urina - avaliado através de kits semelhantes aos da detecção da gravidez.
4) Pelo ultrassom transvaginal
 
Se meu marido tem problemas de fertilidade e eu tomar o Clomid® aumento as chances de engravidar ?
Não. Se a mulher possui ciclos ovulatórios regulares, não há benefício no uso do Clomifeno. O Clomid® não irá amenizar o problema de infertilidade masculina.
 
Existe risco de engravidar de gêmeos com o tratamento?
Sim, a incidência de gestações múltiplas é maior com o uso do Clomifeno, pois o tratamento pode induzir a liberação de mais de um óvulo por vez.
 
Quais são as contra-indicações ao uso do Clomifeno?
- alergia ao citrato de clomifeno ou a algum dos componentes da droga
- doença hepática
- sangramento uterino anormal
- aumento de cisto ovariano ou desenvolvimento de cisto não relacionado a SOP
- disfunção adrenal ou tireoideia não controlada
- gravidez
 
Quais são as reações adversas mais comuns do Clomid®?
Aumento do volume ovariano é a mais frequente, mas pode haver dores de cabeça, fogachos, dor mamária, sangramento uterino, alterações visuais, náuseas, ganho de peso, vômitos e desconforto abdominal.
Nos casos de aumento de volume ovariano, pode ocorrer distensão e dor abdominal, geralmente reversíveis sem nenhum tratamento específico em 2 a 3 semanas.
 
O que é a Síndrome de hiper-estimulação ovariana (SHEO):
Esta é a complicação mais grave da indução ovariana. É classificada, dependendo da severidade dos sinais e sintomas e das alterações laboratoriais, em leve, moderada e grave. A incidência da SHEO grave varia de 0.25 a 1.8%.
Ocorre um crescimento ovariano significativo, associado a distensão e/ou dor abdominal, náuseas, vômitos, diarréia, falta de ar e redução do volume urinário. Pode ser acompanhada de ascite, derrame pleural (água na pleura), hipotensão, alterações eletrolíticas, hemoperitônio (sangue no peritônio) e tromboses. Esta síndrome geralmente ocorre durante os primeiros 7-10 dias de tratamento e se desenvolve rapidamente. Está indicada interrupção da medicação e hospitalização do doente nos casos graves.
Portanto, nunca tome o citrato de clomifeno sem acompanhamento médico.
O risco de problemas para o feto durante a gravidez induzida pelo Clomifeno é o mesmo de uma gravidez natural.

32 comentários:

  1. Não entendi NADA mais eu sei que vai dar certo flor ♥
    Grande beijo ::D

    ResponderExcluir
  2. a formatação do texto tava ruim mesmo mais agora eu dei uma melhorada!
    concerteza vai dar certo flor!

    ResponderExcluir
  3. jayne, vim retribuir o carinho no meu blog e logo m apaixonei pelo seu... te seguindo tbém.
    Ah.. eu tbém vou tomar o Indux... neste ciclo.. e não sei nada sobre ele, será q poderia me ajudar... tipo: quando começo e por quantos dias tomo? rsrrs
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Jana querida que prazer ver vc aqui no meu blog!
    olha toma no 5º dia do ciclo até o 9º ou seja 5 comprimidos, uma caixa dá pra 2 ciclos!
    daí voce ovula do 12º ao 16º assim meu go me falou!
    olha indutor causa atraso mestrual, tipo pode atrasar e vai ser normal, caso não seja bebe, ai no outro ciclo continuar do mesmo jeito do 5º ao 9º dia! treinando sempre todos os dias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii tomei indux em setembro dia 24tomei 5 dias seguidos ontem comecei sentir colicas seria minha data prevista pra vir a mesntruacao e desceu uma gosma marrom sem nem pensar muito tomei dois comprimidos de indux porq meu medico me disse q no segundo ciclo era pra tomar 2 por dia por 5 dias.. So q hg ja nao ta vindo mais nada.. Sera que to gravida ou o remedio cortou a menstruação agora nao sei oq fazr continuo o tratamento faço um exame sera q aparece se ja estiver gravida???

      Excluir
  5. Jayne Mendes, desculpe a pergunta boba, mas, como assim no 5º dia do ciclo até o 9º???? Ciclo fértil ou menstrual???? Se puder me ajudar a entender.... Estou desesperada....meu marido já fez 3 espermogramas horríveis....e o médico receitou indux e acido fólico a ele.... mas, deu na mesma.... e ele não é uma pessoa muito compreensiva como o seu marido.... Parece q a culpa é minha, pois tenho 37 anos... então ele transfere a culpa a mim...pois, fica mais dificil p ele, já q ele está c o problema, engravidar a mim, que já sou "velha"! Muito complicado!
    Qria tomar esse indux tb...... se ele está tomando não vejo mal em eu usar ao menos um mês.... Minha menstruação foi no dia 24/10 o primeiro dia....foi até o dia 30.... Vc pode me ajudar explicando???? Desde já agradeço muito!

    ResponderExcluir
  6. Não sei se é certo, não entendo nada sobre o assunto, afff...não parece que sou mulher... Bom, mas, tenho um aplicativo que diz, que pelos dias de menstruação, os meus dias ferteis nesse mês vai de hoje até dia 9/11/13!

    ResponderExcluir
  7. Última coisa, a menstruação, se conta a partir do líquido marrom que inicia, ou a partir de qdo ela desce totalmente???? Desculpe tantas perguntas, estou ansiosa, tenho médica só em dezembro, agenda lotada....

    ResponderExcluir
  8. oi jayne, tudo bem ? tenho 28 anos e já tomei o indux durante três meses e ainda não consegui engravidar o que eu fasso?

    ResponderExcluir
  9. oi jayne, tudo bem ? tenho 28 anos e já tomei o indux durante três meses e ainda não consegui engravidar o que eu fasso?

    ResponderExcluir
  10. Brigadão pela dica... vou fazer uma transvaginal pra vrr se ta tudo ok e vou começar a tomar!! Beijoos

    ResponderExcluir
  11. Gente olá sou Iara e tenho 24 anos Morro de vontade de ser mamãe mais tenho ovários policísticos 😢😢como faço para usar o indux Ka q minhas regras são descontroladas fico até 3meses sem vim posso começar o tratamento sem menstruar???me ajudem bjin

    ResponderExcluir
  12. Gente olá sou Iara e tenho 24 anos Morro de vontade de ser mamãe mais tenho ovários policísticos 😢😢como faço para usar o indux Ka q minhas regras são descontroladas fico até 3meses sem vim posso começar o tratamento sem menstruar???me ajudem bjin

    ResponderExcluir
  13. Ola boa noite tenho sop também meu médico indicou indux é meu 1ciclo porém de vez enquando desce uma sujeira parecendo borra de café o que pode ser é normal?

    ResponderExcluir
  14. Ola boa noite tenho sop também meu médico indicou indux é meu 1ciclo porém de vez enquando desce uma sujeira parecendo borra de café o que pode ser é normal?

    ResponderExcluir
  15. Ola, o indux altera o ciclo também?
    Tomei ele por dois ciclos o primeiro do quinto ao nono dia e a menstruação veio somente dois dias porém o meu normal e cinco dias no segundo ciclo a mesma coisa porém veio dois dias e parou e depois fico um corrimento marrom por cinco diad.

    ResponderExcluir
  16. Esse remédio é tomado no 5°dia da menstruação ou da ovulação? As vezes fico embananada com esses assuntos.. e junta a ansiedade para engravidar...

    ResponderExcluir
  17. Esse remédio é tomado no 5°dia da menstruação ou da ovulação? As vezes fico embananada com esses assuntos.. e junta a ansiedade para engravidar...

    ResponderExcluir
  18. ola meu nome e jaqueliny sou tentante a 5 anos eu não consigo em gravida ai eu vi vedio sobre indux ai eu queria pergunta se de vontade de comer doce pode comer ou nãõ vai complica tratamento

    ResponderExcluir
  19. já feis vários exami grancas a deus e não deu nada eu meu esposo tao bem grancas adeus eu tenho 19 anos meu marido tem20

    ResponderExcluir
  20. Boa noite!! Tenho 33 anos.Estou fazendo uso do indux e estou esperando para iniciar o 3* ciclo. No 1* ciclo senti mtas dores nos seios, doers na barriga, incômodos na região do ovário direito. No segundo não senti nada ainda. Quero mto realizar meu sonho de ser mãe. Deus vai ouvir minhas preces!!

    ResponderExcluir
  21. Vc conseguí pensé positivo e esqueça un pouco logo vc terar seu positivo

    ResponderExcluir
  22. oi sou nova aqui tenho 23 anos tenho 3 filhas lindas e estou tentado mais um bebe😄🐩

    ResponderExcluir
  23. eu comesei a tomar indux no segundo dia da mestruaçao em 12 em 12 horas durante 5 dia alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir
  24. Tenho 48 anos e quero ter um filho, comecei o tratamento dia 29 do 6 estou sentindo bastante cólicas menstruais só que ainda está faltando 8 dias para o meu cliente normal será que as cólicas são de ovulação?

    ResponderExcluir
  25. ja estou no meu 3 ciclo...esse mes espero o meu tao sonhado positivo

    ResponderExcluir
  26. Até quantos dias a menstruação pode atrasar. é meu primeiro ciclo com indux ,minha amostra tá atrasada 9 dias, fiz 2 teste de farmácia deram negativo

    ResponderExcluir
  27. Olá tenho 38 anos, tentante a 1Ano. Tomei indux , o primeiro comprimido no quarto dia da menstruação, sempre a noite, durante 5 dias. Usei os testes de ovulação que deram todos negativos, sempre no mesmo horário 15:00 sem tomar água por 4:00, do último dia do indux ate perto da próxima menstruação (20 testes de clearblue), sem o positivo de ovulação. Sentir muito calor, dor nos seios e muito, muito mal humor, cheguei a me separar por 30 dias. Minha menstruação está atrasada, 8 dias, fiz teste de gravidez de farmácia e todos negativos, pequenas cólicas, dor nos seios e um leve enjoou. Tomei por conta própria. Agora não sei se ovulei e fiz os testes errados, se estou com gravidez psicológica, se atrasou pela briga que tive com meu marido. Tudo é motivo para chorar, agora mesmo estou aos prantos escrevendo e achando que estou louca que tudo não passa de fantasia por querer tanto engravidar meu segundo filho.

    ResponderExcluir

Comente...

Translate

Mavie

Passaram por aqui:

Seguidores

Dedico esse blog a todas as tentantes que assim como eu não desistem nunca do seu sonho!. Tecnologia do Blogger.

Minha Gravidez...

26/06/13:
beta: 17.647mui/ml

27/06/13:
1ªconsulta pré-natal
59,7 kg
P.A 11x7.

28/06/13:
Fiz todos os exames.
1 mês e duas semanas.

14/07/13:
2 meses.

13/08/13:
3 meses.

11/09/13:
é meninaaaaaa!!!

13/09/13:
4 meses.

13/10/13:
5 meses.

12/11/13:
6 meses.

Meus ciclos

Parei o ac em:
04/12/12

Monstra veio dia:

21/12/12... 1 dc

Começei o ácido fólico dia:

22/12/12

17/01/13... 27 dc

Tentante desde:

14/02/13... 28 dc
14/03/13... 28 dc
13/04/13... 30 dc
14/05/13... 31 dc

Indux:

18/05/13
à
22/05/13

Bio-Vagin:

18/05/13
à
24/05/13

26/06/13: Grávida!!!
BHCG: 17.647mui/ml

Postagens populares